teacherday
Confesso que nunca entendi muito bem esta coisa de escolher um dia em especial para homenagear grupos específicos. Aos poucos, comecei a entender que a correria do dia-a-dia nos impede de demonstrar o que pensamos e que datas especiais são símbolos, um momento para parar e materializar o nosso “obrigado” aos que fazem parte das nossas vidas. E entre tantos “homenageados” não consigo pensar em um profissional que mereça mais reconhecimento que o professor, mas…o que é “ser professor?”

Sempre escutei uma frase rasa que dizia assim: “Quem não consegue fazer algo, vira professor”. Nunca me ofendi porque sempre acreditei que este tipo de frase depõe mais contra quem fala, demostrando uma superficialidade sem tamanho. Afinal, ninguém julga um ex-atleta olímpico que se torna professor do esporte que praticava. Porque então julgar os professores achando que eles estão ali apenas por falta de opção? Infelizmente, isto é verdade para alguns poucos, mas não para os “verdadeiros professores”.

Verdadeiros professores trazem em si um desejo de acolher seu aluno e ajudá-lo não apenas na matéria que ensinam. Eles querem ajudar como um todo, de forma a tornar a vida deste aluno mais leve, para que, assim, ele possa aprender melhor. Verdadeiros professores não dependem só de formação. Eles são muito mais que um Curriculum Vitae. Já conheci professores maravilhosos que tiveram poucas oportunidades de qualificar-se e conheci pessoas que colecionam certificados mas que não trazem em si a fagulha, a inquietação do desejo de ensinar.

Verdadeiros professores sentem-se felizes ao ver seus alunos alcançando coisas grandiosas em suas vidas e, igualmente, sentem-se tristes ao ver aqueles que não se empenham em aprender. Verdadeiros professores são bem mais que instrutores, pois não se limitam a regras e instruções; eles querem tocar a vida de seus alunos, dentro e fora da sala de aula.

Para os verdadeiros professores, não há pergunta tola. Eles se sentem felizes em esclarecer dúvidas para os seus alunos que muitos já estão de “saco cheio” de responder. Para os verdadeiros professores, não há aluno incapaz de aprender, ele sabe que por mais difícil que seja a jornada, o seu aluno será capaz de realizá-la e tirar dela algum aprendizado.

Verdadeiros professores percebem oportunidades de ensinar a todo momento: quando assistem um filme e pensam em como uma cena poderia ajudar seu aluno a entender algo, quando ouvem uma música e pensam que seus alunos precisariam ouvir aquela mensagem ou quando aprendem algo novo e mal conseguem ver a hora de repassar isso para seus alunos.

Verdadeiros professores não apenas dão aulas; verdadeiros professores tocam vidas! Tenho muito orgulho de ser professora e espero poder continuar ajudando pessoas por muito tempo ainda, pois ao mesmo tempo que ensino, sigo aprendendo muito.

Se você tem um professor a quem admira, não se esqueça de dizer a ele o quanto ele é importante, nem deixe de reconhecer o seu esforço não apenas com palavras, mas também com respeito a tudo que ele tenta passar para você!

teacherday2