instagram

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, e em algumas situações ela tem sido considerada motivo de perda de foco e de procrastinação. Para alguns, isto é o que sentem em relação as redes sociais, mas para muitos, as redes sociais podem e tem sido usadas de forma positiva, produtiva e motivadora. Um exemplo de uma rede social com este perfil é o Instagram, onde você pode desde checar a “cara da comida” dos restaurantes que você quer ir, ver tutoriais de consertos domésticos e claro, aprender inglês. Você deve estar se perguntando…

… porque usar o Instagram para aprender inglês?

  • É prático! Você pode acessar de um smart phone, tablet e até mesmo do PC.
  • É fácil de usar. Você não precisa aprender uma série de comandos, até porque ele não tem tantas funções assim.
  • Uma das grandes verdades da vida moderna: estamos online o tempo inteiro. Na fila do banco, no caminho para o trabalho e até na academia.
  • É grátis.
  • Você pode ouvir sotaques do mundo inteiro!

Como usar o Instagram para aprender inglês?

  1. O primeiro passo, é também o mais obvio: siga perfis temáticos. Há perfis dedicados a vocabulário de inglês, a gramática, a expressões idiomáticas e em alguns casos, a tudo relacionado a língua inglesa. A maioria destes perfis são mantidas por professores ou por escolas e em alguns casos são acompanhadas de aúdios para que você aprenda a pronúncia. Alguns exemplos são:

@teacherrenata (claro)
@inglespersonalizado
@clubedoingles
@goldenbearidiomas
@idiom.land

  1. Siga perfis de falantes nativos, mesmo que não sejam professores. Leia o que eles postam, tente entender. Se eles postarem vídeos, ouça várias vezes. Tente entender o máximo possível, como os vídeos são de no máximo 15s, dá pra repetir várias vezes. Neste item não vou dar exemplos, pois o interessante é que você procure perfis relacionados a algo que você gosta. Pode ser um perfil com tutoriais de maquiagem, com dicas de esporte ou até mesmo uma celebridade que você admira.
  1. Siga perfis que compartilham vídeos, independente da temática.

@friendstvvideos
@inglescomrafamoreira
@bbcnews
@betterenglish

Lembrando que é possível baixar e salvar estes vídeos, para aprender como clique aqui. 

  1. Quando encontrar uma dica que você gosta, não esqueça de dar printscreen na tela e salvar a imagem. Quando chegar em casa, transfira as expressões para um caderno e revise-as. Tente criar frases com elas para praticar e ajudar a memorizar. Ou seja, não adianta simplesmente salvar as palavras e deixar guardadas, tem que usar!
  1. Lembre-se de  relacionadas a o que te interessa. Assim, se você procura DICAS DE INGLÊS, clique na lupa, selecione “tags” e digite #dicasdeingles. Assim, todos os perfis que já publicaram algo com esta hashtag, serão listados, começando pelo mais recente. Faça isso com #pronuncia, #english #grammar #vocabulary…etc…

Em todos os casos acima, a palavra de ordem é “INTERAJA”. Comente os posts que você visitou, tentando praticar o idioma. Se o post da pessoa terminou com uma pergunta, responda! Dê sugestões, peça dicas, enfim, comunique-se sem medo!