Você também tem dificuldade de formular frases em inglês? Você sente que tem vocabulário, já tem uma boa noção de gramática, mas fica meio perdido na sequência das palavras? Então, seus problemas acabaram!!!

Existe um truque baseado numa sigla que vai ajuda-lo a lembrar a sequência correta das frases em inglês. O truque é uma palavra-mágica:  SVOMPT, que nada mais é que uma sigla com a ordem correta das palavras em inglês.

Vejam o que ela significa:

S – subject – quem faz a ação
V – verb – a ação praticada pelo sujeito
O – object – “o quê” complementa o verbo
M – manner – o modo como a ação é feita
P – place – onde a ação acontece
T – time – quando a ação acontece

A técnica é baseada nos princípios do “Quem fez o que? Com que? Como? Onde e quando?”. Respondendo a estas perguntas simples, não tem como a sua frase não estar completa.

O site Engame publicou um mindmap super legal para ajudar a entender melhor a técnica:

SVOMPT-word-order-mind-map-723x1024

Além disso, vale a pena clicar na imagem e visitar o site, pois lá há dois quizzes super interessante, testando a sua habilidade de criar frases.

IMPORTANTE!

Vale lembrar que não é necessário que todos os termos apareçam em todas as frases. Uma frase pode ter sentido completo se respondermos pelo menos informarem “quem fez o que, mesmo que não traga todos os demais detalhes.

Também é importante salientar que este “truque” é para alunos de níveis básicos, que já tem algum vocabulário mas sentem dificuldade de começar a falar, muitas vezes por insegurança. Uma vez que a estrutura estiver internalizada e o aluno continuar aumentando seu input no idioma, vai perceber que muitas frases fogem desta sequência mais primitiva da fala e é justamente dominar frases mais rebuscadas que vai tira-lo do limbo do nível “intermediário”

Texto adaptado, baseado em artigo publicado pelo site Engames.