podcastsPodcasts são arquivos de áudios, geralmente com extensão MP3 publicados em sites ou apps nos quais é possível se “inscrever” e ser atualizado sempre que novos áudios forem adicionados. A expressão podcast é a combinação de POD (personal on demand) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). A forma mais simples de se inscrever nos podcasts é usando aplicativos específicos no seu celular, mas se você preferir, pode assinar o Rss feed.

Porque usar podcasts para aprender inglês?

A primeira e mais óbvia vantagem dos podcasts é melhorar o listening, porém há bem mais que isso, veja aqui algumas vantagens:

– a maioria dos podcasts são gratuitos;
– auxiliam a expandir seu vocabulário;
– te ajudam a internalizar regras gramaticais;
– melhoram a pronuncia, principalmente quando você ouve falantes nativos;
– há vários podcasts gratuitos;
– te ajudam a falar melhor (quanto mais você ouve, mais você se sente a vontade para falar);
– são curtos, interessantes e podem te ajudar a aumentar sua cultura geral;
– você pode ouvir na fila do banco, no engarrafamento, durante a caminhada, etc. ;
– eu já falei que são gratuitos?

Como os áudios costumam ser curtos, o ideal é que você consiga encaixar um podcast por dia na sua rotina, mas se não for possível, tente fazer isso pelo menos 03 vezes na semana. Ao ouvir um podcast pela 1ª vez ouça com atenção, faça anotações de tudo o que você entendeu, anote expressões novas, observe bastante a pronúncia e tente imaginar o que você falaria se também estivesse participando daquele dialogo (este é um ótimo exercício para pensar em inglês). Depois  de ouvir salve no seu celular, mp3/Ipod ou pendrive e ouça novamente nas horas vagas.

Para te ajudar a começar no mundo dos podcasts, eu vou sugerir dois sites que eu gosto e confio bastante. Os links para se inscrever nos podcasts também estão disponíveis. Ao clicar, lembre-se de escolher a plataforma do seu celular (iOS, Android ou Windows phone).

Sugestões de podcasts:

podcasts

Se você está no nível iniciante, uma boa sugestão é o Learn English Podcast , que traz 40 episódios de diálogos de fácil entendimento com os respectivos textos para acompanhar. Ao fim, você ainda tem algumas perguntas para avaliar a sua compreensão do áudio. E a melhor noticia, o app é gratuito.

podcasts

Para quem já tem alguma compreensão, de nível pré-intermediário adiante, um podcast muito bom é o BBC-6-minute English . Como o nome já diz, são áudios de 6 minutos que focam em tópicos do dia-a-dia e usam exemplos e explicações para ajuda-lo a entender expressões novas. Também está disponível gratuitamente.

Talvez no inicio, você não consiga entender tudo, e sinta uma certa dificuldade em continuar com os podcasts, mas eu sugiro que insista com a prática e aos poucos vai começar a perceber diferença na sua compreensão. Todo falante de não-nativo já passou pela experiência de não entender nada do que ouvia e o que fez mudar este quadro foi justamente a persistência de continuar se expondo ao idioma. Mantenha seu foco que você chega lá!

E você, já ouve algum podcast? Compartilha aqui nos comentários e ajude a outros colegas a também aprender.