homophonesSe você já estuda inglês há algum tempo é muito provável que já tenha ouvido palavras que “parecem” com outras palavras que vocês já conhecem. Se esta cena é familiar para você é bastante provável que você tenha encontrado um homophone.

E o que são homophones?

A palavra homophone tem origem no Latim, é a junção de homo que significa igual e fono que significa som, daí temos homophones = sons iguais. Assim, temos que homophones (ou homófonos) são palavras que são pronunciadas da mesma forma mas que tem significados e ortografias diferentes.

Ex: knew X new
Knew é o passado de know (conhecer)
New é o adjetivo novo. homophonous or homophonic.

É importante enfatizar que as pronúncias dos homophones não são parecidas ou aproximadas, elas são exatamente iguais. Isso acontece porque no inglês, as letras das palavras não representam seus sons (os sons são representados atráves de símbolos fonéticos) e portanto, letras diferentes podem representar o mesmo som.
Veja outro exemplo, desta vez com três palavras:

There X Their X They’re
There é um advérbio de lugar e significa “lá”
Their é um adjetivo possessivo e significa “deles ou delas”.
They’re é a contração do pronome they com o verbo to be e significa “eles são ou eles estão”.

Porque homophones existem?

Esta “repetição de som” acontece porque a formação de um idioma não é um fenômeno simples. No caso do inglês, há muitas palavras derivadas de outros idiomas devido as frequentes transações comerciais, diplomáticas e até cientificas com outros povos. Além disso, o aparecimento de novas tecnologias, mudanças sociais e até mesmo dialetos regionais podem adicionar novos homophones ao idioma.
Para conhecer mais a respeito de homophones o site homophone.com é uma fonte de muita informação relacionada ao tema. Você pode procurar homófonos específicos (browse homophones) ou aprender um homófono aleatório (random homophone).
E se você acompanha nosso instagram ou fanpage do Facebook já deve ter visto nossos posts com exemplos e pronúnicas de alguns homophones, mas se você ainda não viu eu vou acrescentar um aqui para vocês:

E aí, ficou claro? Se você gostou, nos ajude a compartilhar nosso trabalho compartilhando este post com seus amigos e convidando mais gente para aprender inglês com os posts da Teacher Renata.