collocationCollocations são combinações de duas ou mais palavras que são geralmente usadas juntas. Estas combinações soam naturais são quase que instintivas para um falante nativo mas, muitas vezes, parecem não ter nenhuma lógica para quem fala inglês como língua estrangeira.

Por exemplo, em português falamos “tomar água” e “tomar banho”. Dizemos também “beber água”, e porque então não dizemos “beber banho”?  Não faria sentido, certo? Este é então, um exemplo de collocations na língua portuguesa.

Algumas collocations:

a waste of money
brand new
a collection of
test results
front and back
phone number
in the middle of
pleasantly surprised
a soccer player
catch fire
smoke a cigarette
hotel room
eat breakfast / have breakfast
fresh air
throw a party
birthday party
unacceptable behaviour
commit suicide
newly appointed

Todas as combinações acima soam lógicas e naturais para um nativo. Veja a expressão hotel room (quarto de hotel), para nós, brasileiros, a primeira tradução lógica seria “the room of the hotel”, porém isso soaria muito estranho para um falante nativo de inglês, pois eles jamais falariam assim, o correto para eles é hotel room.

Observe o exemplo desta frase em português:

Eu dei uma festa de aniversário para o meu filho.

Não diga:

“I gave a birthday party for my son”

Diga:

“I threw a birthday party for my son”

 

Porque as collocations são importantes?

Para se tornar fluente em inglês, você precisa saber quais palavras devem ser usadas juntas com as outras. Aprender a combinação correta das palavras vai ajuda-lo a parecer mais natural na hora de falar.

É muito comum aos estudantes de inglês tentar traduzir diretamente da sua língua mãe para o inglês, e o resultado muitas vezes soa estranho pois não combinam as palavras corretamente, por exemplo: um brasileiro provavelmente diria “I use perfume everyday”, quando o correto é “I wear perfume everyday”.

Como posso aprender collocations?

Aumente cada vez mais a sua exposição ao idioma. Leia bastante, ouça bastante! Se você já faz isso 1h por dia, aumente para 2h…pois o processo é natural, é algo que você vai absorvendo lentamente, e não é algo que apenas você memoriza. Observe as palavras que são usadas juntas. Memorize grupos de palavras ao invés de aprender as palavras isoladamente.

Use um dicionário monolíngue (inglês-inglês) e sempre leia além da definição, bons dicionários sempre trazem as collocations das palavras.

 

Adaptado de Teacher Melanie
Post original em inglês: Study Tip – What are ‘Collocations’?