Como vocês que acompanham nosso trabalho com frequência já sabem, não é a primeira vez que falo da importância das séries no apoio ao aprendizado de inglês – lembram-se do COMO E PORQUE ASSISTIR SÉRIES EM INGLÊS?. São muitas as melhorias que elas podem trazer ao aprendizado e até mesmo podem ajudar a avançar mais rápido no idioma. Acontece que nem todo mundo sabe por onde começar. Alguns alunos sempre me perguntam se “pode assistir qualquer série”, se “tem algum tipo de série que seja mais recomendado”, e,até mesmo, me pedem sugestões de títulos. Pensando neles, e em vocês, é claro, eu escrevi este post.

Claro que o importante é manter contato com o idioma, mas se você está ainda buscando UMA SÉRIE PRA CHAMAR DE SUA, eu posso dar algumas dicas de como escolher uma série que ajude a atingir seus objetivos mais rapidamente. Tente escolher séries que obedeçam a alguns destes critérios:

  1. Séries que giram em torno de famílias ou grupos de amigos: estas séries costumam abordar assuntos bem comuns como trabalho, relacionamentos, viagens, idas a restaurantes, ou seja, tudo que uma pessoa normal precisa fazer (e falar).
  2. Comédias: as comédias, de forma geral, têm capítulos mais curtos que as séries de drama, duram em média 25 minutos, o que possibilita assistir a pelo menos UM EPISÓDIO POR DIA.
  3. Séries com mais de 3 temporadas: como a ideia é fazer uma atividade contínua, é interessante que a série tenha vários episódios, o suficiente para prender a atenção por alguns meses.
  4. Evitar séries com temáticas profissionais. Séries de médicos, de advogados, de policiais são ótimas para entretenimento, mas para quem ainda está nos níveis básicos do inglês, pode ser mais difícil de acompanhar devido aos termos técnicos de cada área profissional.

05 séries para você arrasar no inglês:

FRIENDS
10 temporadas 236 episódios

séries

Não tem como não colocar FRIENDS como a primeira da lista. É uma das séries mais populares dos Estados Unidos e unanimidade entre os English teachers do mundo inteiro.

Chandler, Joey, Mônica, Phoebe, Rachel e Ross formam um grupo de seis amigos que lutam para sobreviver e crescer profissionalmente em Manhattan. São abordados temas como família, trabalho, dinheiro, sexo e principalmente amor e amizade. As piadas são super inteligentes e as situações super engraçadas. No terceiro episódio, você já está viciado!

HOW I MET YOUR MOTHER
9 temporadas 208 episódios

SÉRIES de Tv

A série é narrada em 1ª pessoa por Ted Mosby, que no ano de 2030 começa a contar ao seu casal de filhos como conheceu a mãe deles. Para isso ele volta para 2005 e começa a contar todos seus desencontros profissionais e amorosos em Nova York. Além disso, Ted narra as aventuras dos seus amigos: o atrapalhado advogado Marshall Eriksen, a professora Lily Aldrin, a jornalista Robin Scherbatsky  e o mulherengo convicto Barney Stinson, que é com certeza o personagem mais legendário de todas as séries!!!

TWO AND A HALF MEN
11 temporadas 262 episódios

séries

Charlie é rico, solteiro e gasta seu tempo com bebidas e mulheres. Ele vivia muito bem em sua casa em Malibu até o dia em que o irmão Alan é expulso de casa pela ex-mulher e vai buscar abrigo na sua casa, levando consigo o filho Jake. Os conflitos de personalidade e o estilo de vida nada regrado de Charlie são apenas o começo das várias situações hilárias e inesquecíveis pelas quais os personagens vão passar.

MODERN FAMILY
Atualmente na 7ª temporada, já conta com 148 episódios.

séries

São três famílias: o patriarca Jay se casa com uma mulher que tem a metade da sua idade e com ela vem seu filho, Manny. Os dois filhos adultos de Jay têm as suas próprias famílias: a certinha Claire é casada com o corretor de imóveis canastrão Phil e têm três filhos de personalidades totalmente diferentes um do outro. Mitchel, o outro filho de Jay, é um advogado que mantem uma relação estável com Cameron e criam a filha adotiva Lily. Por tanta diversidade, são muitos encontros e desencontros, o que torna a série muito engraçada, mas também muito realista, refletindo situações corriqueiras da vida moderna.

THE MIDDLE
Atualmente na 7ª temporada, já conta com 148 episódios.

Séries

Esta comédia narra o cotidiano de uma família de classe média baixa de uma pequena cidade no estado de Indiana, que fica na região central dos Estados Unidos, daí o nome The Middle. A família é composta dos pais e três filhos: o mais velho Axl, o estereótipo de aluno fraco mas super popular na escola, a filha do meio Sue, que é super positiva e deslumbrada com tudo a seu redor e o mais novo Brick, que nasceu por descuido e tem tendências antissociais, vivendo com um livro na mão.  A vida com poucos recursos e as diferenças de personalidades rendem boas risadas nas mais diversas situações.

 

Como vocês podem ver, não faltam opções. E esses são apenas ALGUNS exemplos. Há séries que anda estão no ar e outras tantas que já foram canceladas. Há séries para todos os gostos, tipos de humor, temáticas, sotaques (sim, porque você também pode assistir às séries britânicas) e afinidades. Basta começar a procurar e criar o hábito de assistir e você vai ver que logo vai ficar “viciado” em alguma série, e super curioso(a) para saber o que vai acontecer no capítulo seguinte. O seu inglês agradece!