zero

 

Há algumas situações na vida nas quais precisamos pensar em alternativas para algo que estamos vivendo ou fazendo. Estas alternativas são as vezes possíveis e as vezes bastante improváveis, mas seja como for, as vezes precisamos considera-las. E você sabe como expressar estas alternativas em inglês? Se não, vem comigo que vou te ajudar: estas alternativas são chamadas de CONDICIONAIS,  e elas servem para expressar todas as hipóteses e alternativas que consideramos a respeito de algo, ou seja, elas a existência do “e se…”.

As condicionais são frases criadas para determinar situações que não aconteceram (nem necessariamente vão acontecer) mas que devem ser consideradas. Estas situações vamos chamar de CONDIÇÕES e vamos concordar que para cada uma destas CONDIÇÕES teremos um possível RESULTADO. Assim, se não há condição, não há resultado.

Todas as condições em inglês são introduzidas pela palavra “IF”, e por isso, ela também é conhecida como IF-clause.

Há quatro tipos de condicionais em inglês (sim, quatro!) e cada uma delas corresponde a um tipo de “se”, ou seja, a um tipo de combinação condição+resultado. Hoje vamos estudar a ZERO CONDITIONAL.

A ZERO CONDITIONAL é a condicional do “curioso”, daquela pessoa que quer saber o que acontece caso ele toque naquela panela que sua mãe tanto lhe avisou para não tocar. É também a do “sempre” pois sempre que a condição acontece, o resultado é mesmo. Ela descreve resultados tão regulares que funcionam como regras, ordens ou até mesmo verdades universais.

 

A estrutura da ZERO CONDITIONAL:

As orações são formadas de duas “clauses”, uma com a condição e a outra com o resultado. As duas “clauses” aparecem no PRESENTE SIMPLES, o que faz muito sentido, pois este é o tempo verbal que fala de rotina e de “verdades absolutas”.

Observe:

zero

 

Veja os exemplos:

If you put water in the freezer, it becomes ice. (Se você colocar água no refrigerador, ela vira gelo).

If someone removes this brick, the table falls. (Se alguém remover este tijolo, a mesa cai.).

If babies are hungry of thirsty, they cry. (Se bebês sentem fome, eles choram.)

If something happens, I call you. (Se algo acontecer, eu ligo para você.)

If I arrive late for work, my boss calls me in his office. (Se  eu chego atrasado para o trabalho, meu chefe me chama no seu escritório.)

If she doesn’t give a lift, I don’t go to the gym. (Se ela não me dá carona, eu não vou para a academia).

 

Também é possível “inverter” as ordens das frases, sem haver problemas no sentido das  mesmas. A estrutura continua sendo igual. Ou seja, a “if-clause” pode ser deslocada para o fim da oração e a “main clause” pode vir primeiro.

 

zero

 

Dogs bark if they see cats. (Cachorros latem se eles virem gatos)

People die if they don’t eat. (As pessoas morrem se elas não comerem)

My husband gets really angry if I don’t let him play vídeo game. (Meu marido fica com raiva se eu não deixar que ele jogue video-game).

I arrive home late if I miss the 8 o’clock train. (Eu chego em casa tarde se eu perco o trem das 8 horas.)

The river gets dry fast if it doesn’t rain regularly. (O rio seca rapidamente se não chove regularmente)

Como vocês podem perceber, a ZERO CONDITIONAL é super simples, é apenas a combinação de duas frases no presente simples, nas quais uma é “resultado” da outra. Tenho certeza que se você olhar ao seu redor, vai ver um monte de exemplos de coisas que “só acontecem se outra coisa acontece também”, e estas são as situações nas quais você pode usar a ZERO CONDITIONAL.

Se você quiser testar seus conhecimentos, eu anexei um exercício. É só clicar com o botão direito do mouse e “salvar como”.

Zero conditional EXERCISE

Espero que tenham entendido e que tenham gostado. Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão para algum post futuro, só deixar nos comentários. Não esqueça também de nos seguir nas nossas redes sociais e de compartilhar o conhecimento com seus amigos.