Em outubro eu disponibilizei aqui o primeiro planner adaptado para estudantes de idiomas, e como muita gente se interessou eu decidi continuar e lançar o modelo de novembro. Baseado alguns comentários e sugestões que recebi eu criei algumas mudanças e vou explicar para vocês cada uma delas aqui:

Habit Tracker:

Na primeira parte do planner, coloquei sugestões de atividades que atendem aos diversos aspectos da língua: há sugestões de atividades de listening, reading, grammar, vocabulary, writing, pronúncia, etc. Neste espaço você deve marcar SEMPRE que realizar alguma atividade. Assim ao fim do mês, você terá uma real noção do quanto tem se dedicado ou em qual aspecto da língua tem se dedicado mais.

Sites:

Nesta parte coloquei uma lista de sites que vão ajudar você a realizar as atividades sugeridas no Habit Tracker. Claro que há vários outros sites e outros materiais que podem ser utilizados, mas achei importante deixar uma sugestão para quem ainda está iniciando e não tem muito material.

Vocabulário:

Se você é daquelas pessoas que sempre reclama que aprende palavras novas mas depois esquece, você precisa aprender a driblar a curva do esquecimento. Para isso, é necessário programar as suas revisões de forma a não perder a informação que acabou de receber. Eu falei mais sobre a curva do esquecimento neste post aqui, e para ajudar a agendar estas revisões, eu decidi criar um espaço no planner para isso e você deve preencher da seguinte forma:

Tópico: anote aqui o tema do vocabulário a ser revisado
1o contato: anote o dia que você estudou pela 1a vez
1a revisão: anote aqui a data da 1a revisão (tem que ser no máximo 24h depois do 1o contato)
2a revisão: anote aqui a data da 2a revisão (7 dias após o 1o contato)
3a revisão: anote aqui a data da 1a revisão (30 dias após o 1o contato)

Anotações:

Deixei um espaço para anotações diversas. Algo que você queira lembrar de fazer, algum site novo que você conheceu ou um livro legal que alguém sugeriu, etc.

Espero que tenham gostado do planner de novembro. Ele vem em duas versões, uma rosa e outra cinza e o ideal é que você imprima e coloque em um lugar que esteja sempre a vista: pode ser na porta da geladeira, na porta do guarda-roupa, na mesa do escritório, etc…o importante é que ele esteja sempre lá “te lembrando” de fazer algo todos os dias para o seu inglês. Afinal, se você tirar 30min do dia pra estudar, isso significa apenas 2% do seu dia  mas o resultado dura a vida inteira.

Para fazer o download, clique aqui.

Se você gostou da ideia e acha que seus amigos também vão gostar, que tal compartilhar este post com outras pessoas?

Se você é professor/a e quer usar este tracker com seus alunos, fique a vontade! Só peço com mantenha os créditos no final do mesmo.

Se você gostou desta dica e quer ajudar nosso site a continuar crescendo, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais/email. Para saber de todas as novidades do nosso site, novos posts, novos desafios, cadastre-se na nossa newsletter e receba um email sempre que postarmos algo novo!