desafio listeningBem vindos ao nosso primeiro desafio; um desafio do bem (claro), mas é, sim, um desafio: um desafio para melhorar o seu listening em inglês! Se você ainda não leu o post informativo, clique aqui!  Se já leu e está ansioso para começar, então este texto é para você!

As atividades serão adicionadas todos os dias aqui neste post através de um link que será direcionado ao meu drive. Na pasta, você encontrará um documento em pdf e a(s) faixa(s) de áudio necessárias para a realização da atividade. Baixe estes arquivos para o seu computador e imprima se sentir necessidade. Se preferir, pode apenas usar um caderno para anotar as suas respostas. Tome cuidado para não ler as respostas. Os arquivos em pdf estão organizados da seguinte forma:
– questões
answer key (respostas)
audioscript (texto do áudio)

Primeiro de tudo, é importante passar algumas dicas práticas para vocês. Estas dicas valem para todas as atividades de listening, mesmo as que não estão no nosso desafio, ok?

1 – Ao fazer uma atividade de listening, sempre leia muito bem o enunciado e entenda o que está sendo pedido. Não adianta ouvir várias vezes se você não souber o objetivo da atividade.

2 – Além do enunciado, leia também todos os itens e veja se você realmente entendeu. Destaque as palavras chaves com um marca-texto. Assim você não precisa se preocupar em ler enquanto ouve.

3- Ao ouvir o áudio, não se preocupe em entender tudo, o seu objetivo é realizar a atividade. Se você entender o suficiente para realizar a atividade, ótimo! Se entender mais que isso, melhor ainda.

4 – Ao ouvir, observe todas as informações que o áudio apresenta. Detalhes como: background noise (ruídos de fundo), idades, profissões e as relações que os falantes tem uns com os outros podem ser essenciais para entender o contexto do dialogo, pois, ele é a chave da compreensão.

5 – Aproveite a oportunidade para aumentar o seu vocabulário. Então, mantenha um caderno apenas para anotar as palavras novas que aprender. Lembre-se de revisar vocabulário com frequência (leia as dicas neste post aqui e aqui). E caso não compreenda alguma palavra ou expressão, eu recomendo o Cambridge e Oxford.

6 – Ouça os áudios quantas vezes julgar necessário para responder as questões. Anote as respostas e só então confira se acertou usando a answer key.

7 – Para também melhorar a pronúncia, você pode usar o audioscript para treinar a pronúncia. Basta ouvir com bastante atenção, pausar e repetir as frases. Fazer isso com um paragrafo por dia, já é um bom avanço na melhora da pronúncia. Ao repetir, lembre-se de imitar a intonação das frases, repetir as palavras conforme você escuta mesmo que a escrita seja diferente e também juntar juntar os sons das palavras nas frases de acordo com o que você escuta.

8 – Tente usar um bom fone de ouvido para fazer as atividades e procure um lugar calmo, sem muito barulho externo.

9 – Poste imagens das atividades diariamente com a informação do dia nas legendas e adicione as hashtags #listeningtododia #teacherrenata. Assim, você vai se conectar com todos os outros participantes e um motiva o outro. Além disso, eu vou conseguir encontrar os posts dos participantes e passarei para comentar também.

10 – Tente participar todos os dias, porém não desanime caso “perca” algum. Continue e faça todas as atividades. O material vai continuar disponível, mesmo nas datas seguintes.

Como disse no post explicativo, as atividades foram selecionadas para estudantes do nível A2 – pre-intermediário, porém se você ainda não está neste nível, pule as partes das atividades e apenas ouça o áudio e leia o audioscript, tentando entender o máximo possível. Após ouvir algumas vezes, pause e repita algumas frases para praticar pronúncia. Não traduza os texto! O foco deste desafio é listening. Se seu nível é mais avançado, tente fazer as atividades ouvindo apenas UMA vez.

DESAFIO LISTENING TODO DIA

DAY 01 DAY 09 DAY 17 DAY 25
DAY 02 DAY 10 DAY 18 DAY 26
DAY 03 DAY 11 DAY 19 DAY 27
DAY 04 DAY 12 DAY 20 DAY 28
DAY 05 DAY 13 DAY 21 DAY 29
DAY 06 DAY 14 DAY 22 DAY 30
DAY 07 DAY 15 DAY 23 DAY 31
DAY 08 DAY 16 DAY 24

 

Espero que vocês gostem e aproveitam bastante, pois as atividades foram selecionadas com muito carinho. Sinta-se à vontade para entrar em contato por aqui ou nas redes sociais e dar sugestões, ou qualquer outro tipo de feedback; e não esqueça de divulgar o desafio para que mais pessoas possam participar. Para saber de todas as novidades do nosso site, novos posts, novos desafios, cadastre-se na nossa newsletter e receba um email sempre que postarmos algo novo!