pronunciarA maioria dos alunos que me procuram se queixam de entender bem, dominar a gramática mas travar na hora de falar. As razões são as mais diversas: insegurança devido a falta de prática, medo de não se fazer entender, dúvidas de concordância e principalmente: a possibilidade de pronunciar errado, o que pode fazer com que o seu interlocutor não entenda o que você está dizendo. Pensando nisso, vou explicar para vocês a forma mais “exata” de se pronunciar melhor em inglês, e se é para ser exato, vamos recorrer a uma ciência: a fonética.

E o que seria a fonética?

Fonte: Wikipedia

Em outras palavras, é uma forma cientifica e objetiva de entender a pronúncia e a partir desta consciência, aprender a pronunciar corretamente.

Como usar a fonética para pronunciar melhor? 

É simples, sabe aqueles símbolos engraçados/estranhos que aparecem no dicionário quando procuramos por uma palavra? Aqueles símbolos fazem parte do alfabeto fonético e tem como função ajudá-lo a “ler a pronúncia” correta de uma palavra.

Veja um exemplo da palavra “phonetics” no dicionário Cambridge online:

Cambridge Dictionaries Online

Observe que a palavra não pode ser lida como se escreve, pois assim leríamos “ponétics” e o correto é algo parecido com “fou NÉ tics”

Por que é errado pronunciar da forma como escrevo?

Porque você corre o sério perigo de pronunciar errado e não ser compreendido pelo seu interlocutor, podendo inclusive geral desentendimentos. Segundo porque as letras escritas formam a IMAGEM da palavra, ou seja, é a forma de você “ver” a palavra. Já os símbolos fonéticos formam a IMAGEM DO SOM da palavra, é como se, de alguma forma, pudéssemos “fotografar o som e representar em símbolos“. Assim, uma palavra escrita com 7 letras pode ter apenas 3 símbolos fonéticos como é o caso de through, que tem como representação fonética /θruː/

O que é o alfabético fonético?

É a sequência de símbolos fonéticos usadas para representar o som de uma palavra. Em inglês temos 26 letras no alfabeto convencional e 44 símbolos no alfabeto fonético, o que significa que temos mais sons do que letras, assim sendo, é impossível atribuir um único som a cada letra.

Veja abaixo uma lista com os 44 sons da língua inglesa, ao clicar, você será levado ao site do British Council e poderá ouvir todos os sons.

pronunciar

Sou iniciante, devo me preocupar com fonética agora?  

Há muitos professores/cursos de idiomas que acreditam que o falante só deve se preocupar com a pronúncia quando estiverem num nível avançado, oferecendo inclusive cursos específicos de pronúncia para quem já acabou os últimos níveis do curso regular. Eu respeito, mas discordo.

Acredito que o aluno deve aprender a pronunciar corretamente desde o nível mais básico de aprendizado, e aprender a ler os símbolos fonéticos desde o início. Desta forma, o aluno desenvolve um aprendizado consciente, evitando que erros de pronúncia se cristalizem e se tornem mais difíceis de ser corrigidos. Esta “cristalização” de erros é muito comum principalmente no que se refere a sons não-existentes na língua portuguesa que é o caso do -TH. Afinal, quem nunca foi corrigido ao dizer “thanks” ou “something”?

E como aprender fonética?

O ideal é aprender os sons aos poucos. Primeiro as vogais, depois as consoantes. Para isso, alguns livros já trazem em suas lições atividades com símbolos fonéticos desde o nível mais iniciante, que é o caso da série English File da Oxford. O site deles é aberto ao público e é uma ótima fonte de aprendizado.

Agora você já tem uma noção geral sobre fonética e símbolos fonéticos, o que já é o suficiente para irmos para nossa segunda parte: “como estão divididos os símbolos fonéticos e como entendê-los”, mas isso fica para o próximo post.

Espero que tenham gostado!

Dúvidas? Sugestões? Que tal mandar um comentário???