Costumo dividir com os meus alunos todos os hábitos que me ajudam a expandir meus conhecimentos de inglês, e a partir de agora vou dividir aqui aqui também.  Uma das minhas principais crenças como professora é que a imersão é a melhor forma de aprender e internalizar o que você aprende, assim sendo, tentar colocar o inglês no seu dia-a-dia irá ajudar bem mais do que momentos esporádicos de estudo.

Para melhorar listening, vocabulário e pronúncia eu sugiro que crie-se o hábito de assistir séries de TV. Porque séries e não filmes? É simples: tempo!!! Sou cinéfila de carteirinha e adoro assistir filmes mas vamos ser sinceros, quem tem tempo de assistir um longa por dia? Agora, uma série de TV dura 30-45minutos, ou seja, é bem mais possível de encaixar no cronograma. Substituir a novela-nossa-de-cada-dia por uma série de TV irá ser ao mesmo tempo divertido e trará resultados positivos para o seu aprendizado de inglês.

Ok…e eu não tenho TV a cabo, como faço?

Simples. Através do download de séries. Existem sites e várias comunidades no orkut destinados a troca de links para downloads de séries.

E não é ilegal?

Pirataria consiste em ganhar dinheiro em cima da produção artistica de alguém sem pagar os direitos autorais a quem criou a obra, a idéia é baixar e assistir e não para vender, isso sim seria crime.

E onde baixar?

Conheço pelos menos dois sites bastante interessantes para o download de séries atuais e até mesmo de séries canceladas:

Um é o IslifeCorp e o outro é BrazilSeries.

Todas as séries vem legendadas, mas a idéia é ouvir com atenção e associar ao que você lê.

Atualizando: (16/03/2011)

Outro site muito completo e que estou usando bastante no momento é o Baixando Fácil.