duolingoUma das coisas mais interessantes que a Internet proporciona é aumentar a autonomia dos seus usuários em vários campos do conhecimento. São receitas, tutoriais de maquiagem, DIY de decoração e claro: ferramentas para aprender inglês. Uma destas ferramentas é o DUOLINGO, que é muito mais que um app, é uma iniciativa colaborativa, que te ajuda a aprender um idioma de uma forma lúdica e viciante!

Ficha técnica do DUOLINGO:

– Totalmente gratuito;
– Você pode aprender vários idiomas (inglês, italiano, francês, espanhol, são apenas alguns que estão na lista);
– Funciona em smartphones, tablets e PCs;
– Disponível para iOS, Google Play e Windows Phone
– Você consegue trabalhar pronúncia, escrita, compreensão auditiva, gramática e vocabulário.
– O site “te avisa” quando você fica muito tempo sem estudar.

O princípio do Duolingo é utilizar uma língua para te ajudar a aprender outra, assim, você parte do seu conhecimento na sua língua mãe para adquirir um segundo idioma. Ou ainda, se você é fluente num segundo idioma (no meu caso inglês), você pode escolher deixar o seu aplicativo neste idioma e usá-lo como ponte para aprender um terceiro idioma (no meu caso, estou aprendendo francês).

O conteúdo do site é dividido em temas : frases básicas, comida, animais, adjetivos, perguntas, etc… . Cada tema é subdivido em lições contendo uma lista de atividades que testam habilidades diferentes, você precisa “concluir” cada lição para poder “abrir” novos temas, e para que isso aconteça você não pode ter mais de 03 erros por lição.

Veja como está o meu estudo de Francês no Duolingo:

duolingo

 

Assim como num curso convencional, o curso é organizado por níveis (eu estou no nível 3) e ao fim de cada nível, você faz um teste para ver o quanto evoluiu. Também como num curso convencional, se você já tem noção de algum idioma e quer continuar de onde parou, você pode fazer testes de nível e pular algumas lições.

É importante lembrar que, assim como qualquer curso, o Duolingo requer empenho e disciplina. Não apenas a quantidade de tempo dedicado é importante, mas também a qualidade deste tempo. Por ser uma plataforma online, há o perigo de perder o foco enquanto está estudando, então tente separar um período do seu dia (uns 15 minutos) para se desligar dos outros sites/apps e se dedicar apenas ao Duolingo. Também é importante dizer que mesmo sendo muito bom, o Duolingo não substitui a necessidade de outros materiais ou de um professor para fazer um acompanhamento mais personalizado, ele é apenas um complemento.

E se você leu tudo isso, e ainda tem dúvida quando a este tipo de ferramenta, saiba que o uso correto do aplicativo é tão eficiente que empresas como Harvard e Uber estão aceitando o Duolingo como comprovação de proficiência em língua inglesa! Demais, não acham?