inglês com música

Claro que não vou conseguir lembrar com certeza a primeira vez que ouvi uma música em inglês – acredito que foi ainda na infância e assistindo novela da Globo (sim, meu passado me condena…rs) –  mas posso afirmar que foi com música que descobri (inconscientemente) que eu iria crescer e trabalhar com inglês. Eu sempre fui muito curiosa e sem perceber, comecei a aprender inglês com música.  Vou explicar melhor: eu fui adolescente no começo da década de 90 e na época não havia Internet, CD era coisa de “gente rica” e vagalume era apenas um inseto que acendia…Então eu comprava umas revistas chamadas Bizz Letras Traduzidas e tentava “gravar” a música diretamente do rádio para praticar: eu ouvia, e tentava cantar junto para praticar pronúncia, eu traduzia a letra e depois “comparava” com a tradução da revista e por aí vai…era tudo meio intuitivo mesmo, tudo na base da curiosidade!

bizz1

 

Aprender inglês com música hoje é muito mais fácil, o inglês está literalmente nas suas mãos e pegar letras e traduções de músicas em inglês nunca foi tão rápido. Qualquer busca no Google com o nome ou apenas o trecho da música vai retornar zilhões de resultados e entre eles, um dos meus favoritos: o site Vagalume.

Porque ele é um dos meus favoritos?

Além de ter um acervo super abrangente (com músicas em vários idiomas) ele está sempre muito atualizado e além da letra da música, ele traz a tradução, o clipe e até mesmo uma atividade para te ajudar a estudar…Outro fator interessante é que é um site interativo, ou seja, você pode participar corrigindo as letras e as traduções que achar que estão erradas. Em resumo, vale muito a pena mesmo!

Como aprender inglês com música no Vagalume?

Para quem é iniciante, talvez tenha algumas dúvidas de como utiliza-lo e é agora que eu vou ajuda-lo. Tente seguir este passo-a-passo e só leia a tradução quando for sugerido (não tenha pressa, a tradução vai continuar lá).

STEP 01

Entre no site www.vagalume.com.br e digite o nome, artista ou trecho da música que você quer ouvir.

vagalume1

 

STEP 02

Ao encontrar a música que você quer, escute acompanhando a letra. Você pode ir selecionando com o mouse os trechos que forem sendo cantados, pois esta é uma boa forma de associar o que você está ou indo ao que está lendo.

vagalume2

STEP 03

Faça cópia (manual mesmo) da letra da música (na minha época, eu tinha um caderno que usava só pra isso). Enquanto faz a cópia deixe a música tocando para ir memorizando.

STEP 04

Leia a letra e tente traduzir (mesmo que apenas mentalmente). Se o seu nível de inglês for ainda muito iniciante, tente identificar palavras conhecidas.

STEP 05

Escute novamente. Desta vez concentre-se na pronúncia e faça anotações na “sua” cópia. Dê atenção especial as “junções” de sons, as sílabas tônicas e as palavras que não são pronunciadas.

Um exemplo de junção de som na música acima e no trecho que eu destaquei é a pronúncia de bond + you: a pronúncia fica “bondiú”.

STEP 06

Escute novamente pausando ao fim de cada frase e leia esta frase em voz alta. Tente imitar a pronúncia do cantor levando em conta todas as anotações de pronúncia que você fez no passo anterior.

STEP 07

Agora clique na palavra TRADUÇÃO. Faça uma leitura da música frase por frase comparando  a letra original com a tradução. Tente fazer comparações de palavras e expressões isoladas. Faça anotações de vocabulário novo no seu caderno para revisar depois.

inglês com música

 

 

STEP 08

Agora vamos testar se você conseguiu memorizar um pouquinho da letra da música e também se já consegue reconhecer as palavras que são cantadas. Volte para a LETRA da música, e clique na engrenagem ao lado da palavra LETRA. Selecione JOGAR COMPLETE.

vagalume4

 

STEP 09

A letra da música aparecerá com alguns espaços em branco e você deverá completar, lembrando que é apenas 01 palavra por espaço. Clique em PLAY para ouvir a música não no vídeo (pois o vídeo traz a letra da música na legenda) e tente completar. A cada vez que você atualizar a página os espaços mudam, então você pode fazer este passo mais de uma vez.

Vagalume Jogar Complete

Ao digitar a palavra, se a letra ficar verde é porque a palavra está correta, se ficar vermelha é porque está errada, e você pode tentar novamente. Ao final da atividade, você terá uma pontuação. Anote esta pontuação e faça a atividade novamente no dia seguinte e veja se consegue melhorar esta pontuação.

STEP 10

Finalmente, salve a música no seu celular ou pendrive, ou até mesmo em um CD, o importante é ouvi-la com frequência, aproveitando para cantar junto sempre que possível. Faça isso com músicas diferentes e vá criando um “setlist” personalizado para a prática de inglês. Eu sugiro aos meus alunos que estudem 01 música por semana usando o Vagalume, pois a atividade é rápida e dá pra fazer um pouquinho por dia.

Estas são apenas algumas idéias que podemos usar com o site Vagalume. É possível que com o uso, você venha a desenvolver as suas próprias estratégias. O importante é manter o máximo de contato com música, de preferência todos os dias, pois você só conseguirá notar evolução se desenvolver o hábito de manter contato com o inglês e nada melhor que a música para ajudá-lo nesta tarefa.

Se você tiver alguma outra idéia para usar com o site Vagalume ou alguma idéia de como estudar ou melhorar seu inglês com música, compartilha com a gente nos comentários e se você gostou do post, compartilhe com seus amigos através das redes sociais, assim você nos ajuda e ajuda aos amigos a também praticar mais inglês!