inglessozinho
Você já está cansado de saber da importância de aprender inglês, seja para crescer profissionalmente, para viajar mais tranquilamente ou, até mesmo, por curiosidade. O fato é que, atualmente, aprender inglês é essencial e há varias opções no mercado para quem precisa aprendê-lo: escolas de idioma, intercâmbios, aulas particulares, etc. Entretanto, se por algum motivo você não poder aprender inglês das formas mais convencionais, saiba que você pode aprender inglês sozinho. Pode parecer difícil, mas não é impossível e eu vou te ajudar a começar com as dicas a seguir:

Tenha em mente os seus objetivos

Quando decidimos viajar, escolhemos um destino e pesquisamos o melhor trajeto, certo? Com inglês é a mesma coisa. Ao saber onde você quer chegar com a língua, fica mais fácil definir como chegar lá. Se o seu objetivo é participar ativamente de reuniões, você precisará focar bastante em linguagem mais formal; se o seu objetivo é entender seus filmes favoritos, o seu foco maior será para o listening; se o seu objetivo é aprender inglês de forma geral, precisa estudar as 4 habilidades. Seja como for, sem saber onde você quer chegar, fica difícil saber para onde dirigir, concorda?

Estabeleça horários para estudos (e siga-os à risca)

Este é um dos pontos de maior importância. Analise a sua agenda semanal, e escolha alguns horários para estudo. Eu sugiro três intervalos de uma hora cada, alternados durante a semana. Seja realista e escolha horários nos quais você sabe que vai cumprir e encare esses horários como um curso pago ou como um trabalho: você não pode faltar, esquecer ou atrasar. Se por algum motivo precisar cancelar um dia, agende para o dia seguinte de forma a não deixar “passar” este dia de estudo.

Aperfeiçoe seu ambiente de estudo

Assim como o tempo, o lugar também é muito importante para quem vai estudar inglês sozinho. Tente escolher um ambiente calmo, no qual seja fácil se concentrar. Evite TV ligada, telefone tocando ou crianças correndo. Compartilhe com os demais moradores que está estudando por conta própria e que não pode ser atrapalhado na sua hora de estudo.

Desenvolva um roteiro de estudos.

inglessozinho3Faça uma lista de tudo o que você precisa aprender em termos de gramática e vocabulário. Ordene de forma lógica, do mais simples para o mais complicado. Se tiver dúvida para montar esta sequência, pegue um livro didático observe a sequência de gramática e vocabulário presentes no índice. Tente usar esta sequência para montar um roteiro de acordo com suas necessidades. É importante que este roteiro atenda aos objetivos traçados inicialmente.

Separe um material de estudo que atenda ao seu roteiro

O ideal é você adotar um material didático e segui-lo como base, mas se isto for impossível, pesquise na internet sites que distribuem e-books gratuitos, faça download destes materiais e tenha uma pasta no seu computador só pra isso.  Há também sites com explicações gramaticais tanto em forma de texto como em vídeo (EngVid) e muitos disponibilizam atividades online ou para download também.

Para áudio, procure sites de podcast como o Esl Podcast ou músicas como o Lyrics Training. Procure também dicionários online ou sites de pronuncia como o Forvo ou o Howjsay.

Evite distrações

Evite toda e qualquer distração na hora de estudar. Deixe seu celular em modo avião para não receber  notificações de mensagens. Deixe o telefone fixo fora do gancho se não tiver outra pessoa em casa para atender. Separe todo o material que você vai precisar durante aquela sessão de estudo antes de começar para evitar levantar-se sem motivo. A hora de estudo é hora de concentração e foco.

Interaja com outros autodidatas

inglessozinho4
Vivemos na era das redes sociais, use isto a seu favor. Interaja com outros autodidatas. Participe de grupos de autodidatas no Facebook, e troque ideias para, aos poucos, ir descobrindo outras formas de aprender. Entre em grupos de conversação via whatsapp. Siga e comente em blogs, perfis no Instagram, páginas no Facebook que têm como temática a língua inglesa. Não se isole! A troca de ideias é muito proveitosa e pode abrir a sua mente para coisas que você não tinha imaginado e que poderão ser muito úteis.

Seja disciplinado

Tenha disciplina, foco e persistência. Pense no seu objetivo inicial e siga em frente. Observe e comemore as pequenas conquistas. Aos poucos, você vai notar que vai entender algumas palavras de uma música que não entendia antes, ou entender algumas palavras de um filme que antes você dependia apenas da legenda. Lembre-se destas conquistas e não deixe a rotina fazer você desistir. Há muitos autodidatas em idiomas no mundo e você, com certeza, pode ser um deles.