fériasO aprendizado de um idioma é uma prática contínua e não deve limitar-se apenas aos dias de aula. Os períodos de “férias” são altamente positivos para o aluno pois oferece a ele a oportunidade de “lidar com o idioma por conta própria” testando seus limites e apontando as melhoras necessárias. Aproveite então, as novas horas vagas (as horas que você estaria em aula) para pôr em prática algumas ideias que podem ajudar bastante seu aprendizado.

01. REVISE NAS FÉRIAS!!!

Aproveite para colocar o workbook em dia e até mesmo os exercícios do livro. Sabe aquelas atividades de escrita que você nunca “teve tempo” de fazer? Esta é a hora! Em tópicos que você sente mais dificuldade, refaça os exercícios e observe onde tem errado.

02. LISTA DE VOCABULÁRIO

Reveja todas as unidades já estudadas no livro e crie uma lista de vocabulário no caderno.

Uma idéia é separá-las por categoria, tais como: food, family, jobs, adjectives, personality adjectives, etc! Inclua também nesta lista as palavras extras aprendidas nas suas anotações.

Não traduza as palavras, use um desenho ou alguma palavra que te faça lembrar, por exemplo:

butter = doriana!

03.ORGANIZE-SE!!!

Sabe todas aquelas anotações que o professor entregou e você “esqueceu” dentro do livro ou da pasta? Releia todas e organize-as de acordo com a necessidade. Transfira ou cole no caderno o que for relevante. O que for desnecessário, jogue fora!!! Manter o material organizado ajuda a organizar o pensamento e por consequência, otimiza o aprendizado!

04. OUÇA MÚSICA!!! 

Vc é daqueles que “não tem tempo” para estudar? E aqueles preciosos minutos no trajeto de ida e volta ao trabalho? Que tal aproveitar para praticar o listening?

Escolha alguns cantores que gosta e crie um CD ou uma pasta num pen-drive e coloque no som do carro e ouça no seu trajeto para o trabalho.

Música é ótima para memorizar vocabulário, treinar pronúncia e melhorar o listening!

05. LEIA !!! 

Ler uma estória ajuda a melhor perceber a gramática e a vivenciar o vocabulário de forma contextualizada. Além disso, ajuda o aluno a formar frases de forma mais natural e a escrever melhor também.

Escolha um livro de acordo com o seu nível; existem livros para alunos super-básicos até os super-avançados, são os GRADED READERS ou “livros com leitura simplificada” e são super fáceis de achar em livrarias assim como em sebos ou esquecidos na estante de algum amigo…

06. TESTE DA “UMA TEMPORADA” 

fériasQuem é meu aluno já deve conhecer o texto do Ulisses Wehby a respeito sobre como aprender inglês com séries de TV. Para quem não leu, aproveite para ler agora e aproveite as férias para colocar a ideia em prática.
Alugue, compre ou peça emprestado, 01 temporada inteira de uma série. As temporadas tem em média 20 episódios, e siga o “ritual” descrito no blog citado acima e perceba como aos poucos a sua compreensão do inglês irá melhorar. Além disso,  pronúncia, vocabulário e até mesmo construções gramaticais ficarão mais fáceis, o que vai deixa-lo mais a vontade na hora de falar.

07.  TESTE DO FILME 

Se a série for inviável, que tal seguir o mesmo processo do post com um filme? Escolha um filme que vc curta bastante e assista 3 vezes, de preferência, 1 vez por semana e compare a sua compreensão em cada uma das sessões.

08. CANTE!! 

Isso mesmo! Cante!!! Treine a sua pronúncia e o listening cantando e aprendendo as letras das suas músicas favoritas no site Lyrics Training ou ainda procurando a música que você gosta no Youtube (Escolha um clipe com “lyrics” (letra) e repita quantas vezes quiser!!!!). Outra opção é seguir o tutorial de como aprender inglês com música em 10 passos no site Vagalume.

09.  LEIA REVISTAS !!

Que tal investir numa revista? Compre a edição mais atual da Revista Speak Up, é uma revista voltada para alunos de inglês com textos em inglês e em português, com exercícios sobre os textos e ainda acompanha o CD. Para saber mais, acesse: http://www.speakup.com.br/

Para quem está em nível mais avançado, dá pra arriscar revistas como a Time e a Newsweek, também facilmente encontradas em bancas e livrarias.

10. EXTRAS !!

Explore o material extra do seu livro. Ele tem um site? Navegue! Ele tem um Cd-rom? Use! Escute os listenings novamente, leia os audioscripts dos audios, repita em voz alta, imite a pronúncia.

Pergunte ao seu professor se ele tem alguma atividade extra para te enviar,com certeza ele tem algum handout legal que vai te ajudar a reforçar algum ponto que vc tenha dificuldade.

Remember: